A nebulização é um método usado para levar medicamentos diretamente ao pulmão. Com isso, é possível o efeito desejado com menos efeitos colaterais pois a droga não precisa circular no sangue antes de chegar na via aérea.
Um exemplo bem comum é o uso de Salbutamol (Aerolin) para pacientes com asma. O uso da via oral provoca bem mais palpitações (coração acelerado) e tremores se for feito pela via oral, na forma de xarope.
O soro fisiológico não é uma medicação: não tem efeito broncodilatador, anti-inflamatório ou antibiótico. Ele é apenas o veículo usado para diluir os medicamentos. Por isso, não há sentido nebulizar apenas com soro.
Além de não ter nenhum efeito farmacológico, a nebulização com soro pode irritar a via aérea e levar a broncoespasmo (chiado), piorar um quadro de tosse e até propiciar a colonização da via aérea por bactérias ou fungos.
Vale salientar que existem situações bem específicas em que se pode nebulizar com soro para diluir secreções acumuladas no pulmão em pacientes com dificuldade de expectoração.
Em resumo:
O soro fisiológico não é remédio. A nebulização com soro habitualmente não vai melhorar os seus sintomas respiratórios de forma efetiva. Procure um pneumologista para orientar o melhor tratamento!
Comments